Black Sabbath: Tony Iommi e o Sucesso Imprevisto de "Paranoid"
Ou como uma música improvisada se tornou o maior sucesso da banda.
Cara, cê acredita que o maior sucesso do Black Sabbath, “Paranoid”, surgiu só pra ocupar espaço no álbum? Pois é, até Tony Iommi achou isso um tanto irônico.
O sucesso de “Paranoid” é inegável. Ela tá até nas coletâneas mais genéricas do pop. Sim, rock é um braço do pop, mano! E essa música é aquela pedrada que qualquer um que pega uma guitarra pela primeira vez tenta tocar.
A criação dela foi pura simplicidade. Tony Iommi improvisou a parada. Ele mesmo contou essa história em 2021, durante uma entrevista à BBC Radio, transcrita pelo Ultimate Guitar:
“Não tínhamos músicas suficientes para completar o álbum. Estávamos no estúdio e o produtor na época disse: ‘Vocês têm oito músicas, mas não é o suficiente.’”
Na época do vinil, espaço era tudo. E aí veio a mágica.
“Todos foram almoçar, eu fiquei no estúdio e criei o riff de ‘Paranoid’. Quando voltaram, eu disse: ‘Precisamos de outra música…’ Eles responderam: ‘Oh, não…’ Falei: ‘É, mas eu tive essa ideia’, e toquei pra eles. Finalizamos, gravamos e foi isso. Basicamente, ‘Paranoid’ era um filler.”
Aí, meu amigo, a música explodiu! Virou hit e colocou o Sabbath no mainstream. Eles foram parar no “Top of the Pops”! Tony ainda comentou:
“Vimos muitas garotas gritando e coisas assim, com as quais não estávamos acostumados. De repente, estávamos aparecendo no ‘Top of the Pops’. Após isso, dissemos: ‘Nunca mais faremos isso, não somos uma banda pop.’”
Aham, sei… 🤔
E não é que anos depois eles voltaram lá pra tocar “Never Say Die”? Mas essa é outra história.
Nem todo mundo curtiu “Paranoid” de primeira 🤷♂️
Geezer Butler, o baixista, contou à Classic Rock que ele e Ozzy acharam que a música lembrava demais “Communication Breakdown” do Led Zeppelin.
“Ozzy e eu achamos que ela lembrava demais ‘Communication Breakdown’. Eles eram nossos amigos, amávamos o primeiro disco deles. Quando Tony nos mostrou o riff, pensamos ‘não podemos fazer isso’. O fato de ter se tornado um grande sucesso diz tudo.”
Hoje, Geezer vê a coisa de um jeito diferente. Ele entende que é normal uma banda nova se inspirar em outros artistas.
“Essa é a coisa do rock’n’roll, todo mundo faz isso. É colocar seu próprio selo que conta. E o Sabbath certamente fez isso depois.”
O sucesso e o impacto de “Paranoid” 📈
O álbum “Paranoid” vendeu mais de 12 milhões de cópias. Foi o único a chegar no topo das paradas britânicas até “13”, lançado 43 anos depois.
Curiosidade: o disco inicialmente se chamaria “War Pigs”. Mas a força de “Paranoid” fez a banda mudar de ideia.
Pois é, amigos…
O maior hit do Black Sabbath era pra ser só um “tapa-buraco”! 🎤
Que tal escutar essa música lendária? 👇
Se curtiu a história, compartilha aí com os brothers! Valeu! 🤘
Como a esposa do Príncipe das Trevas influenciou seu guarda-roupa extravagante.