Deftones e a Mudança de Nome Que Nunca Aconteceu

O dilema do nome que quase mudou a trajetória da banda

Deftones e a Mudança de Nome Que Nunca Aconteceu

Se liga nessa, já pensou na banda do Chino Moreno com outro nome?

Parece loucura, né? Mas Monte Conner, ex-vice-presidente sênior de A&R da Roadrunner Records, revelou que isso quase aconteceu. 😱

Em um post recente, Conner contou como ele foi o primeiro executivo a tentar assinar um contrato com os Deftones no início dos anos 90. Só que tinha uma condição: mudar o nome da banda.

Sim, você leu certo. Ele queria que a banda largasse o nome Deftones. Vamos entender melhor essa história!

Conner diz que ficou “impressionado” com uma demo dos Deftones em 1993 e chamou a banda para uma reunião em Nova York. Foram Stephen Carpenter e o então empresário da banda, Dave Park. A reunião foi ótima, mas veio a proposta inusitada:

“Ofereci o contrato, mas com uma condição grande: a banda tinha que mudar de nome, porque eu e outros na gravadora achávamos que o nome Deftones tinha problemas.”

“Em 1993, depois de ver ‘def’ adicionado ao dicionário, Rick Rubin, o guru do que era cool, decidiu que a palavra perdeu seu fator cool e mudou o nome de sua gravadora de Def American Recordings para simplesmente American Recordings.”

Mas por que o Conner achava que o nome Deftones não era legal?

Ele explicou:

“Além disso, havia um movimento ska em alta nos EUA com bandas como The Mighty Mighty Bosstones, Sublime, No Doubt e outras. Para mim, a parte ’tones’ do nome da banda os fazia parecer uma banda de ska.” 🎷

“Def não era mais cool e tones os colocava no movimento ska. O nome simplesmente tinha que mudar.”

E, surpreendentemente, a banda não deu muito trabalho. Eles sugeriram novos nomes, incluindo “Engine No. 9”. Mas o presidente da Roadrunner queria um contrato 360 — envolvendo direitos de gravação, publicação e merchandising. Os Deftones não aceitaram e a negociação acabou.

Meses depois, eles assinaram com a Maverick Records. E o resto é história.

Em 1997, Conner reencontrou Carpenter, que riu da situação e disse que na Maverick a primeira coisa que ouviram foi “Vocês têm que mudar de nome!” No final, não conseguiram concordar em um novo nome, e a Maverick cansou de esperar, então ficaram com Deftones.

Que história, né? É interessante pensar como pequenos detalhes podem mudar completamente o rumo das coisas. E você, consegue imaginar outro nome para os Deftones?

Aliás, falando em mudanças de nome, sabiam que muitas bandas famosas passaram por isso? Por exemplo, antes de se tornarem Metallica, a banda de James Hetfield quase se chamou “Blitzer”!

Curioso como as coisas acontecem nos bastidores do mundo da música. 🤘🖤

Fique ligado aqui para mais histórias interessantes e continue acompanhando suas bandas favoritas. Afinal, a história da música está sempre cheia de surpresas!