Glenn Danzig e a Carta para Cliff Burton sobre os Covers do Misfits pelo Metallica
A reação de Danzig ao Metallica planejar covers dos Misfits.
Você sabia que antes do Metallica lançar seus famosos covers dos Misfits, rolou uma treta muito louca nos bastidores? 🤘
Nos anos 80, o Metallica estava bombando com o seu thrash metal, uma mistura de Black Sabbath e Judas Priest com a velocidade insana do punk rock. James Hetfield, por exemplo, era mega fã do Johnny Ramone e sua palhetada para baixo.
E não é segredo que os caras do Metallica adoravam os Misfits – tanto as músicas quanto a vibe de filme de terror.
Cliff Burton, o lendário baixista, quase sempre era visto vestindo algo com a caveira dos Misfits. Quando o Metallica começou a planejar os covers dos Misfits, lá em setembro de 1985, um ano antes de Cliff morrer, ele recebeu uma carta épica do Glenn Danzig, o chefão dos Misfits. 📝
“Normalmente, não deixo o pessoal fazer cover [das músicas dos Misfits], mas vocês são a única banda que consegue fazer isso sem estragar. Se vocês estragarem, GRRRRRR… preparem-se para minha vingança!!! (Duvido que vocês vão fazer isso). É isso aí, se rolar algum problema com a editora, fala para eles me ligarem. Até mais, matador.”
👉 A carta foi publicada nesse insta aqui.
Imagina só o Cliff lendo isso! Uma pena que o Metallica só lançou os covers “Last Caress” e “Green Hell” no EP “Garage Days Re-Revisited” em 1987, quando o Cliff já tinha falecido e o Jason Newsted assumido o baixo.
E você sabia dessa? O Metallica ainda gravou “Die, Die My Darling” mais de uma década depois, em 1998, lançando na compilação “Garage Inc.” e em single. Segundo o site setlist.fm, a banda tocou “Die, Die My Darling” ao vivo 121 vezes entre 1998 e 2008! Já “Whiskey in the Jar” foi menos tocada, mesmo com o clipe bombando na MTV na época.
E falando de “Die, Die My Darling”, ela foi gravada originalmente em 1981 durante as sessões do álbum “Walk Among Us”, mas só saiu no disco “Earth A.D.” (1982) e como single em 1983. Detalhe nerd: a capa do single é uma ilustração de uma HQ de terror dos anos 50, a edição 19 de Chamber of Chills. 🌒
Mas aí, da próxima vez que você ouvir esses covers, lembre-se dessa história cheia de atitude e respeito entre lendas do metal e do punk.
E se você acha que o Metallica fez jus ao legado dos Misfits, já sabe… GRRRRR… 😉
Guitarrista explora sonoridade mais minimalista em sua nova fase pós-Megadeth.