Metallica: Cliff Burton ainda "vive em todos nós", diz James Hetfield

Vocalista compartilha como continua a canalizar a criatividade de Burton nas composições da banda.

Metallica - For Whom the Bell Tolls (Live) [Cliff 'Em All]

James Hetfield, vocalista da banda Metallica, continua sentindo a presença do baixista Cliff Burton em sua vida criativa. Mais de três décadas após a morte do colega, o músico comentou em uma recente entrevista como ainda se pergunta o que Burton acharia das novas composições da banda. “Eu ainda penso ‘O Cliff gostaria disso?’ quando estamos escrevendo,” revelou Hetfield, deixando claro o quanto o legado do baixista ainda vive dentro da banda.

O grupo, que estava em turnê pela Suécia em setembro de 1986, sofreu um acidente trágico que tirou a vida de Burton, então com 24 anos. Desde o acontecimento, Hetfield e seus companheiros de banda, Kirk Hammett e Lars Ulrich, têm mantido viva a memória do colega, que participou de álbuns icônicos como Ride the Lightning e Master of Puppets.

Cliff Burton em show ao vivo com o Metallica. - Foto: Pete Cronin / Getty / Reprodução.
Cliff Burton em show ao vivo com o Metallica. - Foto: Pete Cronin / Getty / Reprodução.

“Cliff ainda está conosco, de certa forma. Ele vive em todos nós,” comentou Hetfield, ressaltando que o padrão criativo de Burton continua a ser uma referência na hora de compor. O baixista era conhecido por seu talento único e uma visão musical inovadora, e Hetfield frequentemente menciona o quanto era influenciado por ele.

Durante sua passagem por uma das últimas edições do Metallica Podcast, Hetfield também mencionou o impacto que a morte do amigo teve em sua vida pessoal. Ele admitiu que passou anos sem processar corretamente o luto, até buscar ajuda em sua reabilitação no início dos anos 2000. “Só consegui começar a lidar com a perda de verdade depois de muito tempo, disse, mostrando que ainda é um processo em andamento.

Cliff também era uma figura marcante fora dos palcos. Kirk Hammett, guitarrista do Metallica, relembra com carinho as excentricidades de Burton: “Ele vivia para a cerveja e o café da manhã. Sempre me fazia rir com sua empolgação por essas coisas simples,”, destacando o quanto o baixista era autêntico.

A memória de Cliff Burton permanece viva não apenas nas músicas do Metallica, mas também em eventos e homenagens dedicados a ele. Em 2018, o condado de Alameda, na Califórnia, proclamou o dia 10 de fevereiro como “Dia de Cliff Burton”, uma celebração do dia do aniversário de nascimento do baixista, que teria completado 56 anos. Um museu em sua homenagem também foi inaugurado em 2022 na Suécia, perto do local onde o acidente ocorreu.

+ Leia mais notícias do METALLICA

“Cliff sempre será parte de nós,” finalizou Hetfield, deixando claro que a presença do baixista continuará moldando o Metallica e o impacto que a banda tem no mundo do rock e do metal.

Metallica: Ride the Lightning (Day on the Green - Oakland, CA - August 31, 1985)
ASSISTA: Metallica Destrói na Polônia com "Blackened" Ao Vivo

Veja a banda em ação na M72 World Tour

Mais conteúdo interessante