Oasis anuncia shows extras em Londres após caos nas vendas; Veja detalhes

Banda adiciona dois shows no Wembley com novas regras para a compra de ingressos.

Foto: Simon Emmett / Reprodução / Divulgação.
Foto: Simon Emmett / Reprodução / Divulgação.

Oasis está de volta. Não é uma frase qualquer, afinal, o retorno de uma das bandas mais influentes do Britpop tem causado um furor sem precedentes.

No meio da confusão, frustração, e longas filas virtuais, a banda decidiu fazer algo diferente.

Dois shows extras foram anunciados para Londres, no Estádio de Wembley, programados para os dias 27 e 28 de setembro de 2025.

Mas, claro, não seria o Oasis se tudo fosse simples e tranquilo, certo?

Demanda? Fenomenal. Frustração? Também.

Na última quarta-feira (04), a banda divulgou um comunicado dizendo que mais de 10 milhões de fãs de 158 países tentaram comprar ingressos para a turnê de retorno. Sim, você leu certo: 10 milhões de pessoas. Se isso soa como um caos total, é porque foi exatamente isso.

As plataformas de venda de ingressos simplesmente não conseguiram lidar com tamanha demanda, o que resultou em filas intermináveis, sistemas caindo e um nível de frustração digno de um documentário sobre como não gerenciar uma venda de ingressos.

“Todas as plataformas de ingressos lutaram para lidar com isso, resultando em imensa frustração e decepção para os fãs que perderam a chance de compra depois de muitas horas na fila”, dizia o comunicado da banda.

Pelo menos a banda reconheceu que a coisa foi um desastre de primeira. E, para tentar amenizar a situação, eles decidiram adicionar mais dois shows. Agora se isso vai resolver a frustração de milhões de fãs… eu tenho minhas dúvidas.

Votação para ingressos: boa sorte, amigo

Se você achou que o problema dos ingressos acaba com a adição de mais shows, prepare-se para o próximo plot twist: os ingressos para essas novas datas serão vendidos através de um processo de votação escalonado. Só para convidados. Isso mesmo, só para convidados.

A inscrição para a tal votação será aberta primeiro para os fãs que não conseguiram comprar ingressos na venda original, através da Ticketmaster. Mas não se engane, conseguir um ingresso agora vai exigir mais do que apenas sorte. Você vai precisar de paciência, calma, e talvez um trevo de quatro folhas.

A banda até tenta parecer otimista:

“Essa estratégia de venda de ingressos tornará o processo muito mais tranquilo para os fãs, reduzindo o estresse e o tempo necessários para obter um dos ingressos mais quentes do nosso tempo.”

Sinceridade? Isso vai mesmo acontecer? Difícil acreditar. Se já foi o caos que foi com vendas normais, o que nos faz pensar que uma votação escalonada vai ser “tranquila”?

Claro, é uma ideia interessante, mas “tranquila” não é bem a palavra que eu usaria para descrever esse cenário.

10 milhões de fãs e uma estratégia que pode não dar certo

Sejamos críticos. Dez milhões de pessoas tentando comprar ingressos de uma banda que está parada há anos… Isso não é apenas impressionante, é quase absurdo. E claro, toda essa demanda faz sentido. Oasis não é uma banda qualquer.

As pessoas querem ver Noel e Liam Gallagher juntos novamente, isso é compreensível. Mas a logística desse retorno deixa bastante a desejar.

É como tentar colocar água no deserto. Não importa quanto você ofereça, nunca será suficiente.

Precificação dinâmica: mais uma dor de cabeça

Para adicionar mais drama à novela dos ingressos, os fãs também ficaram bastante irritados com o sistema de precificação dinâmica usado pela Ticketmaster.

Você já ouviu falar disso? Funciona assim: quanto maior a demanda, mais caro o ingresso fica. É quase como o Uber, mas para shows. Se parece injusto, é porque… bom, talvez seja.

No comunicado, a banda fez questão de se distanciar dessa prática:

“É preciso deixar claro que o Oasis deixa as decisões sobre ingressos e preços inteiramente para seus promotores e empresários, e em nenhum momento teve qualquer consciência de que a precificação dinâmica seria usada.”

Basicamente a banda não sabia de nada. Eles só sobem no palco e tocam. Quem lida com os preços e o sofrimento dos fãs são os promotores. Então tá né?

O desafio de agradar a todos

Não importa quantos shows extras o Oasis adicione à sua turnê, a demanda sempre vai superar a oferta.

Esse é o tipo de banda que poderia fazer uma temporada de um ano inteiro e, ainda assim, não seria suficiente. Portanto a frustração dos fãs que não conseguirem ingressos é algo praticamente inevitável.

A questão é: como lidar com isso? O sistema de votação proposto para esses novos shows pode funcionar? Possivelmente. Mas considerando o tamanho do desastre inicial, eu não colocaria todas as minhas fichas nessa ideia.

Oasis pode ter lançado algumas das músicas mais icônicas dos anos 90, mas seu maior desafio agora pode ser simplesmente organizar uma venda de ingressos sem virar notícia por motivos errados.

E cá entre nós, com os Gallagher no comando, quem sabe o que pode acontecer?

Uma musiquinha deles pra relaxar? 👇