OPETH: Mikael Åkerfeldt diz que a Banda Retornou ao DEATH METAL

Novo single traz de volta os vocais guturais após mais de uma década.

Opeth: Mikael Åkerfeldt diz que a Banda Retornou ao Death Metal

Depois de 16 anos, o OPETH está trazendo de volta aquele som brutal que a gente ama. "§1" (sim, esse é o nome da faixa, pronuncia-se “Parágrafo 1”) vem aí com os vocais guturais que não ouvíamos desde Watershed (2008). 🖤

Em uma conversa com a Metal Hammer (em inglês), Mikael Åkerfeldt, o mestre por trás da voz e guitarra do OPETH, explicou porque a banda decidiu ressuscitar suas raízes extremas.

Segundo ele, o novo álbum The Last Will and Testament exigia um toque sombrio e brutal para contar a história de uma família em guerra pela morte do patriarca.

“Nesse álbum em particular, sabíamos que isso funcionaria bem como parte do conceito mais abrangente, ilustrando coisas em particular e dando voz a esse personagem específico”, disse Åkerfeldt.

LEIA TAMBÉM: OPETH: Novo Álbum Conceitual da Banda Chega em Outubro

Mas não é só isso, amigos. Parece que o nosso Mikael teve uma ajudinha dos parceiros de banda, especialmente do baixista Martín Méndez e do novato baterista Waltteri Väyrynen.

Åkerfeldt mencionou que Méndez, seu “guru rouco”, sugeriu algo pesado para o próximo álbum.

“Méndez é meu ‘guru rouco’ de certa forma. Ele falava: ‘não seria legal se nós fizéssemos algo super pesado no próximo álbum?’ E eu pensei: ‘hm…’”

Agora, sobre o novo baterista, o jovem Waltteri Väyrynen (ex-Paradise Lost, Bodom After Midnight e Bloodbath), parece que ele trouxe um gás novo para a banda.

“Waltteri entrar para a banda foi outro fator. Ele é muito mais jovem que o resto do grupo e tem a capacidade de tocar esse tipo de material. Ele adora, constantemente fala sobre death metal e coisas assim.”

Väyrynen não só trouxe energia jovem, mas também paixão pelo som pesado, algo que Åkerfeldt já estava pensando em reintroduzir.

“Parte de mim queria ele como o novo baterista para tocar nesse tipo de álbum também. Então isso estava num canto da minha mente.”

The Last Will and Testament sai no próximo dia 11 de outubro pela Atomic Fire. Esse é o 14º álbum de estúdio da banda sueca e promete ser um marco, não só por trazer de volta os vocais guturais, mas também pelo seu conceito sombrio e intrigante.

O líder, vocalista e guitarrista Mikael Åkerfeldt explicou a inspiração por trás do álbum:

“Tornei-me bastante interessado em família e na ideia de que o sangue nem sempre é mais espesso do que a água. Fiquei interessado em como os membros da família podem se voltar uns contra os outros. Vi uma entrevista com um cara cuja família havia se voltado contra ele por causa de herança, então escrevi uma música sobre isso no último álbum. A ideia ficou na minha cabeça, e então surgiu o programa de TV Succession, que eu adorei. Isso também estava na minha mente. Pareceu um tópico interessante que você poderia torcer e transformar um pouco.”

E aí, galera? Ansiosos para ouvir esse novo som do OPETH?

Pessoalmente, eu estou contando os dias.

Vai ser pesado, vai ser brutal e, acima de tudo, vai ser épico! 🤘

Enquanto isso vai aquecendo aí com a “§1”. 👇

Opeth, Turnê, Shows

Atualmente, o OPETH está rodando o velho continente com sua turnê de verão pela Europa. A banda, que conta com o fundador e vocalista Mikael Åkerfeldt (vocal e guitarra), Fredrik Åkesson (guitarra), Martín Méndez (baixo), Waltteri Väyrynen (bateria) e Joakim Svalberg (teclado), está levando seu som épico e pesado para os fãs europeus.

E não para por aí! Em setembro, os caras vão cruzar o Atlântico para uma série de shows na América do Norte.

Fica de olho no cartaz da turnê e não perca a chance de ver essa lenda do metal ao vivo. 👇